O Lagarto Rosbife foi criado com o objetivo de resgatar a memória gastronômica e afetiva do nosso país, tendo como carro chefe, em seu cardápio, o Bauru clássico criado na cidade de São Paulo na década de 20, princípio que norteou toda a proposta. Este objetivo foi criado através de um longo processo de discussão entre as equipes de design estratégico (CAZA4), comunicação (StudioP3) e arquitetura (Atonau Arquitetos), para determinar o posicionamento de mercado.
O processo de produção arquitetônica do espaço partiu da metodologia de “Brandspace”, por meio do qual os conceitos da marca e o posicionamento de mercado são traduzidos no projeto arquitetônico.
Criado com o intuito de resgatar elementos dos tradicionais botecos do país, onde a relação entre clientela e funcionários se estreitavam através de conversas de balcões, o projeto propõe uma cozinha aberta que permite ao cliente acompanhar todo o processo de preparação de seu lanche e interagir com quem está do lado de dentro, criando assim um vínculo afetivo com o lugar. A simplicidade dos acabamentos e atendimento, mesclados com uma forte referência à arte de rua, com pinturas assinadas pelo artista Pina Stencil, que remetem a cidade de Bauru (SP) e seus personagens icônicos, estimulam no cliente uma experiência sensorial.
Com o modelo de negócio e a arquitetura do espaço altamente replicáveis, o projeto do Lagarto Rosbife representa a compreensão da atual situação econômica do Brasil e os movimentos de economia criativa que estão acontecendo globalmente. A proposta visa à ocupação de pequenos espaços comerciais com o conceito de street food. Uma alternativa de consumo rápido de qualidade e ocupação dos espaços públicos com lazer e convivência.
Curitiba, Paraná
Projeto: 2018
Conclusão: 2018
Fotógrafo: Marcos Cicarelo