O Centro de Educação Socioambiental do Parque das Águas de Piraquara trata-se de um centro voltado para ao desenvolvimento de ações culturais, educativas e de pesquisa ambiental com um manifesto contrário ao modelo de consumo exercido hoje, que resultam na alta produção de resíduos não aproveitados e não aproveitáveis, causando impacto ambiental em escala incontrolável.
O projeto do Centro nasce com a ideia de unir os conceitos de sustentabilidade das atividades desenvolvidas no local, com medidas que podem servir como exemplo e demonstração de sustentabilidade social, ambiental e econômica aplicadas através da arquitetura. O uso da arquitetura passiva, o uso de mão de obra e materiais regionais, a aplicação de métodos construtivos eficientes e moduláveis, a promoção da participação da comunidade como desenvolvimento cultural e social. A implantação do projeto organizou-se através de estudos feitos sobre o terreno e a definição da área de intervenção. Tomando partido da localização dos maciços vegetais, exemplo da boa conservação da Mata Atlântica, a infraestrutura existente do parque e o estudo de insolação e fluxo de ventos da região.
Optou-se por dividir o programa em quatro edifícios distintos, mas unidos pelo seu apelo formal, criando uma praça central onde os edifícios se organizam e se relacionam entre sí. A praça se torna um elemento simbólico pelo uso de uma árvore nativa de grande porte, que representa o bioma local fazendo com que a natureza se sobressaia ao ambiente construído.
Em relação as edificações, cria-se o edifício galeria como o principal do conjunto arquitetônico, este edifício se configura como elemento de propagação da cultura ambiental, sendo ele um espaço para exposições voltadas para o assunto. Com planta livre, o edifício proporciona ao visitante uma liberdade de circulação e visão, dotado de janelas que enquadram a paisagem natural do parque.
Logo ao lado direito do edifício, de quem da praça olha a construção, se localiza um dos laboratórios, com face cega para a praça e aberturas para a melhor insolação possui uma alta capacidade térmica e lumínica. Com planta baseada em vão livre, o espaço proporciona aos usuários área adequada para o desenvolvimento de estudos.
Central ao conjunto arquitetônico se localiza o bloco administrativo, que tem a infraestrutura para a manutenção do conjunto, contanto também com banheiros que passam a atender também todos os usuários do parque.
Logo em seguida se encontra o outro laboratório do conjunto, com característica de espaço multifuncional, pode ser utilizado para aulas, workshops, palestras e área de estudo.
O conjunto arquitetônico representa em sua totalidade a simbiose entre arquitetura e meio ambiente, onde a natureza domina a percepção do visitante mesmo em meio ao espaço edificado.
Piraquara, Paraná
Projeto: 2018
Projeto elaborado para parceria com o IPCC – Instituto Pró Cidadania