A proposta de construir uma casa de veraneio tem seus próprios desafios, deve servir bem as atividades de lazer, deve ser uma residência confortável e de fácil manutenção e deve ser arejada e fresca para as quentes tardes de verão.
Localizada em Pontal do Paraná em meio a casas típicas da arquitetura do litoral, buscou-se diferenciar a edificação de seus vizinhos, porém mantendo uma estética condizente com a região. O projeto faz a união da arquitetura contemporânea, buscando as melhores soluções para as problemáticas apresentadas pelo terreno, com a arquitetura vernacular presente na vizinhança.
A área comum e de lazer está na parte dos fundos do terreno, o que dá mais privacidade e proteção da rua, possui uma cobertura em duas águas em caibros de madeira, que ficam expostos para o interior, aumentando o pé direito e melhorando a ventilação cruzada na casa, além de trazer o conforto da madeira para o interior. A parte íntima está localizada em um prisma que se projeta na direção da rua, distanciando os quartos da proximidade direta com os vizinhos, dando a privacidade necessária durante a movimentada temporada de verão. Para a rua esse prisma se apresenta na forma de uma fachada cega, um jardim vertical em blocos de concreto, que além de reforçar o sentido de privacidade também tem função de proteção térmica do quarto adjacente.
A implantação em formato de “L” posiciona a edificação de forma a receber o melhor vento e faz com que os quartos recebam os raios do sol na parte da manhã e fiquem protegidos do sol quente do final de tarde, para melhor aproveitamento do conforto de uma residência de praia o ano todo.
Pontal do Paraná, Paraná
Projeto: 2017
Conclusão: 2017
Fotógrafo: André Sanches